quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Cronicas das guerras da republica (5)

Reunião do estado maior do Exército Imperial

Fig. 1: Os generais á volta do mapa.

Os oficiais reúnem-se á, olhando com atenção silenciosa para o mapa, que é mal iluminado por uma fraca lamparina. Estão lá o Imperatro,Sir Zemis, o Grão-duque da Bielorrusia, o Khan do Kazakistão, e aquele gajo que está sempre a mandar postas mas que ninguem parece saber o nome .Todos eles, excepto o Grão-duque e o Khan (que utilizam os trajes tradicionais dos seus países), envergam o uniforme cinzendo escuro ( característico da Republica Imperial), bem como o manto cor de sangue sobre os ombros, devido ao frio que aperta.
Finalmente o Primus inter Pares quebra o silencio: "Não vale a pena continuarem a olhar meus senhores. Os mapas não mudam, e a geografia, a topografia são ciênciasexactas e portanto cruéis. Terá, que ser amanhã!!"
Eu bem disse para comprarem mapas melhores, mas ninguém me liga!!--ouve-se de lá do fundo-- Eu bem disse..."
O Grão-duque ignorando este ultimo, responde ao Imperator---É verdade Sire, mas também o é a aritmética!! Estamos em desvantagem de 1 para 4. Para alem disso, grande parte do seu exército é composto pelas temíveis forças de Hana Al-Mutamid (do malévolo califado do sul), e do Arquiduque Flowers ( do ducado da Baixa-da-Banheira). Não será melhor retirar?
Lá atrás ouve-se:--Oh que menino...
O comandante-em-chefe responde sem tirar os olhos do mapa--- Por isso mesmo: esses senhores, já há muito tempo , que tentam invadir e prejudicar a republica do novo século!! É altura de sofrerem as consequencias!!!"
O grão-duque tenta outra vez:--Mas senhor..." Ao que o Imperator interrompe com impaciencia:--Basta!! Mesmo que quizesse retirar, tinha que perder grande parte do exercito!! Não estou disposto a isso. É aqui e amanhã! Agora calem-se e escutem o plano!!
De lá do fundo ouve-se:---Calaibos a todos, n bedes que o patrão bai falar!! P*** k vos pariu!!
O imperator esboça um sorriso com esta ultima. O primeiro desde há muitos dias... Aquele tipo tinha piada... qual era o nome dele..? Logo sacode a cabeça tentando afastar esse pensamento. Havia outras coisas em que pensar: --Muito bem homens, a coisa far-se há da seguinte maneira: como sabem estamos em grande inferioridade numerica, portanto temos que tentar alargar ao maximo a nossa frente. Felizmente que o inimigo tambem não tem espaço suficiente para alargar a dele. Sir Zemis, ficas ao comando da Ala esquerda, com metade das legiões da GIR e das regulares. Eu fico ao comando da ala direita com a outra metade. O centro vai ser dividido em tres corpos. O da esquerda fica o Grão-duque e as suas forças, o da direita fica o Khan, e ao centro ficas tu...-- E aponta para o gajo de lá do fundo---Quem comandas tu...?-- Ao que o gajo de lá do fundo responde--Uma malta porreira que beio para aí de sachola!!
--- Óptimo!! (responde o Imperator).
---Mas senhor... (diz o Sir Zemis algo alarmado) Não será isso perigoso!! O inimigo vai concentar as suas forças melhores sobre o centro. Decerto a estratégia clássica diz que devemos colocar as legiões e a guarda ao centro!! As forças da Bielorrussia e do Kazakistão são valentes e valorosas, mas não estão tão bem equipadas, nem treinadas como as legiões profissionais. Isto para n falar das forças do gajo de la do fundo...
---Oh! oh! oh!...És mto lindo, és... (diz o gajo de lá do fundo, algo insultado)
---Por isso mesmo...--diz calmamente o Imperator-- Vamos utilizar a táctica do encirculamento: o inimigo vai concentrar todos os seus esforços ao centro, tentando quebra-lo, e ignorando as alas. Aí está a sua fraqueza: mal eu e Sir Zemis, ponhamos em debandada as fracas alas do inimigo, damos meia volta e caímos sobre a retaguarda do inimigo. Eu sobre Hana AL-Mutamid... e Sir Zemis sobre Flowers!! Assim fechamos a armadilha... --Cala-se põe uma expressão cruel e diz---Ninguem conseguirá escapar!! Assim se paga aos inimigos da republica!!
--Sim tou a perceber...--diz Sir Zemis com um brilho sanguinário nos olhos. A hipótese de massacrar tantos dos seus inimigos agrada-lhe profundamente...---Lidarei com o Flowers pessoalmente. Mas e se o centro quebra...?
--Esse é o unico risco que corremos. O centro tem que manter a linha a todo custo. Para isso recuem lentamente. Mas sem quebrar a linha!! Perceberam?!
--Sim (respondem em unissimo Grão-duque e o Khan)!!
--Percebes-te ?--pergunta o Imperator ao gajo de la do fundo--- Consegues-te aguentar amanhã?
--Oh, Oh... Peanuts...
--Muito bem!! Mais alguma pergunta?
--Só uma.--- diz o Khan---O que fazer se encontrar-mos Al-Mutamid, Flowers, ou aquele rebelde de trazer por casa, o escolhido.
--Não os matem!!
--O quê???--- exclama Sir Zemis, que não considera a piedade um bom costume--- mas, mas.... decerto temos que os matar... Eles afrontaram a Republica!!
--Por isso mesmo... Serão capturados, e depois mortos na Kapital!! Para que depois o bom povo possa brincar com os seus corpos, e jogar futebol com as suas cabeças!! Perceberam?
--Sim (dizem todos em unissimo) !!
--Muito bem: Sabem as vossas ordens e os vossos postos!! Que os Deuses estejam convosco!! Agora vão dormir. Amanhã será um dia cansativo!!
Os oficiais fazem continência, e começam a retirar...
--Esperem!!-- diz o Imperator--... transmitam a seguinte mensagem aos vossos homens: "a Republica e o Império espera que cada homem cumpra o seu dever!!"--Esta ultima frase entraria para a historia.
Os homens fazem de novo continencia e saiem. O Imperator apaga a lamparina, e deita-se na cama de campanha. Já não dorme á tres dias. É necessário dormir. Amanhã será o dia em que tudo se decidirá. Cansado... Cansado... Can...

*Texto de um autor anónimo

Sem comentários: