quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Quem é quem nos Simpsons (3)?

Ana Ines Vilela=Anna Rosaceae

Anna Rosaceae (AKA “La Furia” ,AKA “Little Princess of Economics”, AKA “Martha Stewart of Springfield”, AKA the “The Biggest Little Creature of them All”, AKA “The Red Blazing Fury”) é uma personagem deveras interessante: Vemo-la aqui com o seu vestidinho de Paris, cidade onde estudou (não confundir com Paris de França; trata-se sim de Paris, Wiscounsin , uma pequena povoação habitada por 15 pessoas, 5 ovelhas, duas galinhas e um gato... chamado Horácio).
Sendo uma mulher com um intelecto bastante vasto e profundo, cedo se apaixonou por Economia, tendo se licenciado neste curso como uma das melhores alunas do seu ano. No entanto o destino prega-nos partidas: sendo Springfield uma cidade pequena sem grandes empresas ( a unica excepção é a “Monty Burns Inc.”, que devido ao conservadorismo (e há quem diga racionalismo) do seu CEO só emprega engenheiros em cargos de gestão, não havendo portanto muitas saídas para uma “top level economist”.
Devido a isto resolveu ensinar, passando a leccionar a cadeira de “Home Economics” na “Springfield Catholic School for Girls”, actividade que desenvolveu sem qualquer dificuldades. De facto dado que encarava quase todas as pessoas á sua volta como ingnorantes, e discutia com elas sempre com uma arrogancia professoral (principalmente quando se falava de economia), não foi dificil para Anna habituar-se á sua nova profissão.
No entanto, Anna estava destinada a voar mais alto; e a esta altitude foi elevada pela sua segunda paixão: a culinária (de facto desde pequenina que os seus cadernos estavam povoados (juntamente com as teorias de Keynes e de Adam Smith), de receitas de cozinha documentadas meticulosamente). Assim após lançar o seu livro de culinaria ,“1000 recipes to mantain a healthy and happy family”, e este se tornar rapidamente um best-seller, Ann passou a fazer parte do estrelato de Springfield. Hoje tem um programa de culinarea bastante bem sucedido ,“In the Kitchen with Ann”, (que passa na tv antes do noticiario de Kent Brockman), embora não tenha deixado de ensinar na SCSG.
Falando de Anna Rosaceae, não se pode deixar de falar do seu terrivel feitio. É ver a sua reacção, quando algum imprudente mortal , ousa dizer algo que vá contra as suas convicções: a sua voz, até aí melodiosa, ganha um tom estridente e metálico, os cabelos eriçam-se, os olhos esbugalham-se deitando chamas e a little princess transforma-se em dangerous Sibila. A seguir carrega sobre o desgraçado, com a agressividade e brutalidade que uma divisão panzer alemã utilizaria para atacar uma fabrica de salsichas e cerveja, ocupada por franceses. Esta desproporção de meios ( do estilo de matar formigas com caçadeira), é justificada por Anna com a sua racionalidade, embora esta não se coadune com a sua atitude intempestiva quase constante, e com as suas tendências supersticiosas (característica comum a todas as little creatures).
Devido a esta comportamento Anna ganhou a reputação de ser uma pessoa má, arrogante e insuportável. Contudo há quem diga, que toda essa atitude não passa de uma fachada, e que por trás dela está uma pessoa terna e de bom coração que simplesmente defende ideias ou pessoas na proporção que acredita nelas... Outras dizem que se trata apenas duma major pain in the ass
Tem a vontade de ensinar (nem que seja á força) de Edna Krabapple, a agressividade a mania de criticar os outros de Agnes Skinner, o Elan e a capacidade de criar "Havoc" do Groundskeeper Willie e como não poderia deixar de ser a ideia de superioridade moral e o bom coração (esta ultima caracteristica é atribuida com bastante controversia) de Lisa Simpson.

6 comentários:

Tiago Freitas disse...

THE LITTLE CREATURES WILL DOMINATE THE WORLD!!!!

BSC disse...

Excelente como sempre Senhor Ávila!!!! E bom para repôr a ordem depois do "desvario" fotográfico... :))))))

ana vilela disse...

quero nomes!

duas listas sff:

uma com essas maravilhosas e iluminadas pessoas que acham que tenho bom coração,

e as outras pessoas...

(dito em voz suave a harmoniosa com toda a graça e simpatia)

José Miguel Guimarães disse...

Eu acho que tens bom coração!! :D

Rodrigo Lobo d'Ávila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Lobo d'Ávila disse...

Adoro o tom de ameaça velada. Faz-me lembrar aqueles programas da NG; do estilo: a fera aguarda calmamente, (sem se mover e com os músculos tensos), que a presa se aproxime, para dar o golpe mortal. No entanto, lamento mas as minhas fontes são confidenciais. Para alem disso mesmo que quisesse, não as podia revelar: a informação de que a Ana Inês tem bom coração, foi-me revelada, por três pessoas (dois homens, e uma mulher), num beco, durante uma noite chuvosa. As três pessoas usavam todas sobretudos, e chapéus "panamás", e mantiveram-se na sombra, durante a conversa toda. Por isso não me consegui aperceber da sua identidade. Quanto ás pessoas que não acham, bem não é difícil: é praticamente o resto do mundo...