domingo, 10 de fevereiro de 2008

COLUNA: HIGIENE SOCIAL V

Numa de amenizar, quiçá até, fazer esquecer este "pequeno conflito" vivido nestas últimas horas na CASA VERDE ALFACE, entendi por bem retomar a COLUNA: HIGIENE SOCIAL.
Donde, o tema desta V dissertação falará sobre "Os estudiosos de Inverno social".
Esta é uma tribo, sobeijamente conhecida no seio da sociedade portuense. Esta é uma tribo onde eles e elas limpam o pó dos books referentes às várias cadeiras, para que se possam passear com estes num local calmo, estudioso mas, sempre concorrido, qual discoteca da moda aos fins de semana.
No caso sub judice, trata-se claramente da Biblioteca da Fundação de Serralves. Local onde nos meses de Janeiro e Feveiro quase que é necessário estar numa guest-list para se poder frequentar. Sempre cheia de gente, onde quando um chega faz declaradamente questão de ver e ser visto, especialmente quando cumprimenta mais de metade dos assíduos do referido espaço de estudo (e convivío). Outros há, que por não serem "sociais" adoram conversar e fazer barulho enquanto (supostamente) estudam, para que outros lhes deêm alguma da sua ocupada atenção dizendo "chiuu!" ou "se querem falar vão lá pra cima!".
A Biblioteca da Fundação de Serralves é como que um desfile diurno de figuras, manequins e afins... onde maioria dos seus frequentadores, faz tudo o mais, excepto estudar. Elas ficam tantas horas ao espelho como se de uma saída à noite se tratasse, fazendo questão de ao chegarem fazerem um concerto de sapatiado tal que toda a sala estremece e, (se estava concentrada, eventualmente no estudo, perde-se por completo).
Em seguida, há outros momentos que se vão repetindo algo longo da jornada como aquele que ocorre nas smoking areas. Mesmo quem não fuma, acompanha os "cancros sociais", para ter de certo modo oportunidade de exprimir algo como "tou farto, preciso de férias", "esta merda é um cadeirão...", "espero que o exame dê pa passar; tou mesmo a precisar de me embebedar", ou ainda, "depois desta merda vais à Ribeiro lanchar?!".
Enfim, só visto!

18 comentários:

Ana Castro disse...

óptimo... parece-me tudo tão familiar... porque será?! LOL

Ana Castro disse...

ahh e ainda falta falares do spot.. LOL

Gonçalo Dorotea Cevada disse...

LOL digamos que também somos personagens de tal comédia! LOL.
Lá está, por não haver espaço para tanta gente, teve que ser criado outro local no mesmo registo - SPOT. Há quem diga que é uma das qualidades da economia de mercado!

BSC disse...

Fazer esquecer o conflito NUNCA!!!!! Nós gostamos é de TENSÃO ;)

Qto à crónica, lamento dizer-te que a tribo a que te referes n é apenas muiiiiito conhecida no Porto. Em Lisboa é igual e posso mencionar apenas a título de exemplo a Biblioteca e o «Open Space» da Católica como 2 sítios onde se fazia tudo menos estudar... e k saudades tenho desses tempos!!!!!!

VIVA OS SOCIAL STUDIES!!!!!

Tiago Freitas disse...

k medo de cronica...nao teve piada alguma...bahhh

José Miguel Guimarães disse...

mais uma vez o que as massas têm vindo a exigir confirma-se : Gonçalo Cevada = Wannabe!!

(neste caso é um "wannabe joao machado")

:D

BSC disse...

Ai Zémis tu és de facto a luz ao fundo do túnel, a esperança no meio da miséria!!!!!

Finalmente alguém escreve WANNABE e não WANABEE

;)

Tiago Freitas disse...

MEU DEUS..TANTAS ODES AO ZEMI...K EXAGERO!!!é mesmo para o engraxar so porque tá em lx...nao te vendas zemi...aos mouros...

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Só os pequenos é que se vendem e acham que os outros se podem comprar. O Zémis é grande, não se vende! O ZÉMIS É O MAIOR! VIVA O ZÉMIS! O ZÉMIS É O MAIOR! VIVA O ZÉMIS! O ZÉMIS É O MAIOR! VIVA O ZÉMIS! O ZÉMIS É O MAIOR! VIVA O ZÉMIS! O ZÉMIS É O MAIOR! VIVA O ZÉMIS! O ZÉMIS É O MAIOR! VIVA O ZÉMIS! O ZÉMIS É O MAIOR! VIVA O ZÉMIS! O ZÉMIS É O MAIOR! VIVA O ZÉMIS! O ZÉMIS É O MAIOR! VIVA O ZÉMIS! O ZÉMIS É O MAIOR! VIVA O ZÉMIS! O ZÉMIS É O MAIOR! VIVA O ZÉMIS! O ZÉMIS É O MAIOR! VIVA O ZÉMIS! O ZÉMIS É O MAIOR! VIVA O ZÉMIS! O ZÉMIS É O MAIOR! VIVA O ZÉMIS! O ZÉMIS É O MAIOR! VIVA O ZÉMIS! O ZÉMIS É O MAIOR! VIVA O ZÉMIS! O ZÉMIS É O MAIOR! VIVA O ZÉMIS! O ZÉMIS É O MAIOR! VIVA O ZÉMIS! O ZÉMIS É O MAIOR! VIVA O ZÉMIS!

Dor de cotovelo é uma coisa muito triste. Diz que passa com hirudoid.

BSC disse...

D'AG TU É QUE ÉS GRANDE!!!!!!

HIRUDOID É LINDO!!!!!!!! TOUCHÈ! ;)

BSC disse...

Aiiii que isto de falar para audiências francamente impertinentes é um cansaço............

1) Se eu fosse mesquinha até poderia querer 'engraxar' o Zémi antes de ele se transferir. Uma x a tranferência concretizada (como já está), perderia esse interesse.

2) Se o Zémi fosse um idiota chapado podia deixar-se levar pela canção aqui da "bandida", mas não é manifestamente o caso! Nem ele idiota, nem eu bandida. :)

3) Que triste evento da tua infância te faz acreditar que as pessoas não podem gostar das outras desinteressadamente apenas pelo que elas são????

4) Por último, um bom conselho, deixa de rezingar que isso faz-te rugas e velho antes de tempo!

Tiago Freitas disse...

medo medo medo....nem me vou chatear mais...acho que faziam bem era ir para o vosso blog...e deixar o verde alface...

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Sempre ouvi dizer "quem está mal mude-se"! Meu caro Tiago, não faço parte nem tenho a menos intenção/vontade de fazer parte do blog verde alface.

No entanto, parece-me no mínimo deselegante (para ser simpático) este teu último comentário. Afinal de contas, foi o júri deste blog, do qual tu fazes parte, que resolveu nomear a Grupeta para melhor grupo e ainda por cima publicar, sem autorização, uma fotogradia nossa. Se não nos querias cá não nos tivesses nomeado.

E se tens algum problema, que se torna óbvio a todos com esses teus ataques de mau feitio, tens bom remédio: vai-te curar!!!

BSC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BSC disse...

Meu caríssimo Tiago,

1) Não tenhas medo que isto não passa de “fogo amigo”, mas se ficares mais confortável, compra um canito!

2) Acho q fazes muito bem! Agora, não percebo é porque te chateaste de início quando tudo não passa de uma brincadeira. Personality disorder de quem se leva demasiado a sério????

3)
3.1 Qto a mim, estou neste Blog a convite do Zémis e não teu e até axo piada a ser o agente infiltrado na Horta. É um facto da vida e tens que viver com ele. TEMOS PENA. Não te chateies com isso que eu também não.
3.2 A Grupeta, ao contrário, foi para aqui chamada pela tua mão, ao nomeares estas pessoas para um prémio. Por isso, convidar alguém para a nossa casa e dps pôr essa pessoa na rua é uma tremenda falta de educação!

4) Por fim, eu sei que isto dá um ar extremamente paternalista, mas é a minha veia de educadora: deixa-te destas fitas que são pouco próprias de alguém com a tua idade e vê se aprendes que quem planta ventos colhe tempestades… e tu, meu caro, estás apenas a colher o fruto do que plantaste (ao nomear a minha GRUPES), LIVE WITH IT!

Reisoca disse...

Depois de ler estes, e todos os outros, comentários lembrei me apenas de uma palavra, a kual fui buscar ao dicionário (SÓ na Dúvida):

AZIA

por azedia
s. f.,
acidez do estômago;

pop.,
azia de queixos;

Tiago Freitas disse...

A GRUPETA VAI GANHAR....A BICICLETA É VOSSA!

BSC disse...

Tiago, tu não sabes mas eu vou ajudar-te a ler: o Francisco escreveu, algures, que era pra tu ficares com a bicicleta.

Nós não a queremos nem precisamos dela pra nada. Já tu, parece que tás na idade própria para começar a dar as primeiras pedaladas – e ainda tens tanto para pedalar, meu Deus!

Quanto à Grupeta ganhar, mas terias tu a mais pequena dúvida??????

Bahhhhhhhhhhhhhh