quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

COLUNA: HIGIENE SOCIAL IV

Retomo a coluna HIGIENE SOCIAL, acertando na mouche desta vez de quatro (únicas a designar) gerações de "betos(as)". Porquê quarto, e não três ou cinco?! Porque a fase mais avançada do "beto" só sofreu ainda três mudanças, situando-se portanto numa quarta geração.
A primeira geração, também ela designada por "geração encebado" é ainda hoje icónica! São nalguns casos "betos" de uma limitação intelectual extrema, que acabam por se tornarem cómicos; noutros casos ainda, adoram dar nas vistas, vivendo no eterno estigma do ancien regime.
O registo dos diálogos resume-se (dada a limitação de interesses, na maior parte dos casos) a cavalos, famílias, brasões empoeiradíssimos, corridas de toiros, feiras tipo Golegã, Santarém, enfim, bebedeiras, nobrezas e pouco mais...
Em matéria de registo visual, este não tem nada que saber: camisas aos quadrados de uma qualquer marca, no entanto se a família (abrasonada) não otiver perdido a fortuna toda, usará sem margem para dúvidas camisas Ralph Lauren, sempre! Outro dos adereços típicos da "geração encebado" é o facto de usarem exclusivamente sapatos de vela, casacos tipo encebado (no Inverno, claro está), calças de ganga sempre clara e gasta ou beje, com uma particularidade única: têm de ser necessariamente curtas; botas tipo de montar (também elas obviamente no Inverno), meias azuis escuras (muito usadas) ou com losangos discretos.
Em suma, é uma geração perdida no tempo, gasta, rural, com pouco interesse e, completamente em desuso.
A segunda geração, também ela designada por "geração Timberland" é sem dúvida a que menos graça tem. É aquela geração que nem inventando se consegue descrever, visto que nunca conseguiu o protagonismo e singularidade que as outras (têm e) tiveram. A "geração Timberland" é aquela que sendo ligeiramente mais "moderna" que a primeira sofre ainda de alguns tiques característicos do campesinato. Psicologicamente não é muito interessante, não tendo sequer interesses definidos, enfim, uma verdadeira chatice.
Quanto ao aspecto visual, numa palavra, básico!: jeans (e não calças de ganga como na "geração encebado", havendo portanto uma ligeira evolução), já não usa sapatos de vela, trocando-os pelas também já clássicas e sempre óptimas sapatilhas tipo montanha, marca geralmente Timberland e, uma camisa ou uma t-shirt, que passam sempre despercebidas, básicas portanto.
Apesar de tudo, a "geração Timberland" é a mais difícil de ultrapassar, homologamente é como a idade do acne.
A terceira geração, também ela designada por "geração Morangos com Açúcar" é de todo, a mais insuportável e irritante possíveis. Completamente oca, vazia, fútil, sem assunto, etc., etc.... Faz questão de não se diferenciar de ninguém que considere fashion, optando sempre por copiar tudo o que vê nesse suposto ídolo. Os respectivos quartos dos "putos" "geração Morangos com Açúcar", tão inundados de posters de surfers geralmente mas, também skaters, numa tentativa de se convencerem a si mesmos que são rebeldes/revoltados. Como o próprio nome designa só vêem Morangos com Açúcar, ainda que perante as "crus" a que pertencem nunca o admitam.
Vestem e calçam obrigatoriamente marcas de surf ou skate e, sempre com letras gigantes que possibilitem que os outros vejam as respectivas marcas: Billabong, Rip Curl, Roxy (para elas), Ecko, e outras às quais faço questão de não dar grande importância.
Esta é a geração que tem a chamada "puta da mania". Não devendo perante isto mais qualquer comentário.
A quarta e última geração, não tendo esta qualquer designação sinónima ou adicional é a geração que se caracteriza por deter um pouco de todas as outras, visto que quem pertence a esta passou necessariamente por todas as outras.
É uma geração evoluída no alcançe dos seus interesses, com o "nariz algo impinado" (ainda que não muito), urbana, nada homogénea, diversificada.
Adora falar sobre tudo: cavalos, corridas de toiros (e restantes interesses caracterizadores da "geração encebado"), desporto em geral (onde se incluem naturalmente, o surf e o skate), política, viagens que fez e não fez, em geral tudo. Fazendo normalmente questão em mostrar que é entendido no tema em causa mesmo que nada de ciêntífico saiba sobre ele.
O registo visual é amplamente diversificado/homogéneo: veste desde camisas Ralph Lauren, a camisolas Billabong, sapatilhas Timberland, calças Caarhart ou Levis, (a recente mas já no top, WESC - WE ARE THE SUPERLATIVE CONSPIRACY), sapatilhas Adidas ou Etnis, Gola, no fundo usa de tudo aquilo que goste. Segue alguns modelos inspiradores, ainda que não os copie "à letra". É sem dúvida a geração menos ridícula, devendo portanto alguma da nossa antenção.
Em suma, deixo o desafio tentem encaixar-se numa delas, concerteza terão espírito auto-crítico para tal!

3 comentários:

Tiago Freitas disse...

tentarei encaixar-me na quarta geração...apesar de não gostar de estar rotulado a nada...

Rodrigo Lobo d'Ávila disse...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Mto bom!!!
Eu já disse que sou demasiado complicado para me identificar com grupos... Mas a mais proxima seria sem duvida a quarta

JoseSouzaBrandao disse...

Muito bem feito!
Penso que me poderia integrar na quarta...