quarta-feira, 7 de novembro de 2007

COLUNA: HIGIENE SOCIAL II

Caros companheiros de lavoura e da horta, hoje numa tentativa de educar cada um em se auto-criticar e, no fundo ter alguma capacidade de encaixe, não farei uma coluna semelhante à anterior (pelo menos por enquanto), mas sim uma limpeza argumentativa a um grupo feminino, não feminista, tão presente nos meios sociais que circulamos: "A BRIGADA DA BANDELETE".
A brigada da bandelete é obviamente liderada por "meninas", as quais são de uma versatilidade, mutabilidade e antagonismos fabulosos. Estarão porventura a pensar, será um novo adereço de moda lançado por Miguel Vieira, tal como aquele dos sacos enormes (desenvolvidos pelo mesmo) que a minha cara amiga Mafalda Alúa tanto usa?! Não! Será uma tentativa do Sr. Sócrates impor por decreto falsos moralismos, muito ao género do que acontecia no "tempo da outra senhora", vulgo Salazar. Tempo este em que a bandelete pelo menos nos salões de Lisboa imperava como um adereço moderno? Também não!
Trata-se de um grupo de "meninas" de óptimas famílias, se forem do Porto têm necessariamente ser "fozeiras", e que, empregam nomes como Constança, Madalena, Carminho, Rosarinho, Vitória, Maria (só), enfim, neste registo. As idades destas rondam os 20 vinte anos (geralmente), ainda que existam algumas precoces; todas frequentaram ou frequentam colégios do melhor que há, ou então quando o seu espírito pseudo-rebelde se revela cedo, nesses casos podemos encontrá-las na Escola Secundária Garcia de Orta (isto claro, se estudarem no Porto), ou só Garcia (Informação: neste estabelecimento de ensino há um sotaque próprio, sendo o mesmo requisito de pertença às tripos que lá estudam). Visulmente andam todas de igual ou porque a farda do colégio assim obriga, ou não havendo farda, há certamente um traje social obrigado, conclusão parecem pavões!
Adoram ir a todas as festas, onde procuram ver e ser vistas, especialmente na linha da foz (Avenida do Brasil, Porto), em particular nos bares do molhe. Fingem que adoram o género de música electro, mas no fundo estão desejosas por ouvir as grandes baladas da M80 (música empoerada). Fazem da noite o seu palco, onde assumem o papel de meretrizes, reiterando-o noite após noite, festa após festa.
Contudo, há uma rotina dominical que faz destas "meninas" quase santas. São presenças assíduas nas missas de domingo. Pensamos portanto, porque não beatificá-las?! Resposta: "isso demora muito tempo, mas até tinha piada". Dão catequese, fazem as leituras da cerimónia religiosa, e acima de tudo, vão "tapadas" para a igreja. Uns autênticos fenómenos!
Muitas delas, admitem que necessitam de ir aos domingos à missa para se sentirem melhores, no fundo, para fazerem descançar as suas conscienciazinhas atormentadas com a movida nocturna.
Impõe-se a questão: será que o Marco Paulo ao escrever e cantar a famosa: "Uma lady na mesa, uma louca na cama", não se terá baseado antes na possível: "Uma beata na missa, uma ninfómaniaca onde der"?

17 comentários:

Tiago Freitas disse...

está muito bem analisado!!está deveras optimo...essas meninas são um ícone da noite do Porto ou então de outras cidades...mas aqui encontram-se muito bem descritas...keremos mais tio comunista 2

José Miguel Guimarães disse...

lool a descriçao esta optima!! So tenho um reparo a fazer...GARCIA RULLEEZZZZ!!!!!! Isso do sotaque sao tretas! garcia, clara, rosario, cebes...falam todos igual! quanto muito sera o sotaque "fozeiro" aquele a que te referes! EU NAO TENHO SOTAQUE! O TIO NAO TEM SOTAQUE! O RIBEIRINHO NAO TEM SOTAQUE! A CRISTINA NAO TEM SOTAQUE! A ANA INES NAO TEM SOTAQUE! O TIAGO PEREIRA NAO TEM SOTAQUE!

ABAIXO O SOTAQUE CALUNIOSOOO

Mary Jane Burmester disse...

nao gostei, pareces uma tia c dor de coto , que comenta tudo, observa todos, tas a ficar um pseudo joao machado. o outro posto spr tinha algum conteudo

Gonçalo Dorotea Cevada disse...

Se assim o entenderem posso voltar ao registo anterior... não me incomoda nada, poderá é incomodar a alguns!

Rodrigo Lobo d'Ávila disse...

gostei!! e acho k essas meninas são optimas!!
knto ao sotaque tenho que concordar com zemis. N existe. Eu por exemplo n tenho sotake (a n ser talvez um portuensezito). Isso de sotakes é lá para a terra dos infieis: palmela, estoril, cascais ...

Mary Jane Burmester disse...

n digo que voltes ao registo anterior, como ja disse, isso e fomentar mal entendidos entre um grupo que esta +/- em paz!eu q que n acho grande piada a este genero de criticas sociais!

D.Su disse...

Curti, mas curti mais o outro! tinhas k apimentar um pco mais este.. mas ta fixe ;)

Nuno Gomes Rodrigues disse...

Andam a ver sotaques onde não existe. Quanto ao tema da brigada da bandelete tenho a afirmar que brigada só existe uma e não é da bandelete lol
as "bandeletes" que tu apelidas já são conhecidas vulgarmente como as meninas queques. Têm uma maneira de ser peculiar mas lá no fundo nem são más raparigas.
Boa cronica borrego :)

BSC disse...

Adoro ver o termo HORTA, que eu inventei com tanto carinho pelas couves minhas amigas, ser institucionalizado e utilizado por outros que não eu própria...

Fico emocionada de ver o meu legado a passar às gerações seguintes... Um grande bem-haja Gonçalo!!!!


;)

José Filipe Soares disse...

Metendo a minha enxada em horta alheia... Olha lá Gonçalo! Achas que eu tenho sotaque de "fozeiro"? É que eu andei no Garcia!
E se houve coisa pela qual sempre me bati, foi pela minha personalidade e por isso nunca fui posto de parte e sempre fui bem aceite em todos os "pseudo-grupos" que se formavam por lá.
Mesmo diferente, era igual entre os meus pares!
Mas achei piada a essa tua crítica à "socialite" do Porto, estiveste muito bem, parabéns!

Ana Castro disse...

Parece que ta tudo ressabiado com o mundo... qual o mal de ter sotaques???

José Filipe Soares disse...

Ana Castro, ressabiado por ter sotaque?? Nããã... aliás, nós próprios assumimos em cantico "é a Pronuncia do Norte, somos o povo mais forte!" :)

José Miguel Guimarães disse...

n tou ressabiado p ter sotaque!! apenas não acho que exista um "sotaque garciense". Ha a pronuncia do norte, um certo sotaque fozeiro....agora no garcia fala se da mesma maneira que no clara, n digas que n é verdade!!

Ana Castro disse...

zemis não estou a dizer o contrario... alias ate pelo contrario... eu acho que os sotaques não tem mal nenhum e antes ter sotaque a garcia, clara... do que a outros sítios... lol

Tiago Freitas disse...

eu gosto mais do sotaque do aleixo...

Gonçalo Dorotea Cevada disse...

Eu prefiro o de campanhã!

José Filipe Soares disse...

Ana Castro disse...
zemis não estou a dizer o contrario... alias ate pelo contrario... eu acho que os sotaques não tem mal nenhum e antes ter sotaque a garcia, clara... do que a outros sítios... lol

Não me chames aquilo que eu não sou minha cara amiga... Zémis????