segunda-feira, 5 de novembro de 2007

COLUNA: HIGIENE SOCIAL I

Iniciarei a partir de hoje uma coluna (frequente) sobre aspectos do comportamento social à qual entitulei "HIGIENE SOCIAL". Quem se sentir enquadrado nas análises que aqui serão feitas, será concerteza por mera coincidência, visto que, partindo a ideia de pessoas específicas, a crítica será generalizada. Porquê não pessoalizar então?! Porque os supostamente versados, sentir-se-iam deveras importantes, e por mim: não pretendo ver o meu nome em processos judiciais sobre estas matérias.
Escolhi para primeiro tema "aqueles que adoram agradar...".
Há aqueles que adoram agradar os hierarquicamente superiores; há aqueles que adoram agradar pessoas para se integrarem em certos grupos sociais; há aqueles que adoram agradar tudo e todos, e, em todos eles há uma característica comum: na maioria da vezes agradam sem mesmo concordaram com isso, ou pior ainda, saber de quê é que se trata, isto é, concordam sem saber com o quê.
Sendo o grupo VERDE ALFACE (formal, ou seja, aqueles que escrevem neste blog, ou informal) bastante vasto e heterógeneo, há claramente pessoas que se encaixam neste tipo de perfis e em futuros que aqui versarei. Ainda assim, reitero a posição inicial: não pessoalizarei ninguém em nenhuma caracterização. Mais, esta coluna será de pura diversão e ironia, e muito pouco de verdade, ou pelo menos, aquela que os leitores pretenderem dar.
Começemos pelos primeiros: "aqueles que adoram agradar os hierarquicamente superiores".
Este tipo de pessoas tenta manter normalmente um aspecto limpo, discreto por vezes, mas sempre muito agitado; bem falante e com um "ar intelectualmente avançado" - sublinhe-se só de aparência. Mas, há uma característica nítida nestas personagens, é que estão sempre a falar do mesmo assunto, o qual lhes foi transmitido por esse tal hierarquicamente superior, o qual tentam agradar sempre e em tudo, e, mesmo quando esse tal não está presente estas pessoas adoram exibir-se com a suposta importância que detêm sobre esse tal superior. Conclusão "É de rir...".
Quanto aos segundos, "aqueles que adoram agradar pessoas para se integrarem em certos grupos sociais", também são pessoas mui sui generis.
Adoram aparecer em tudo, fazem questão de estar em todo o lado, são bem parecidas, semi-discretas, mas, muito, muito espertas! Há que notar ainda, a nítida necessidade de afirmação social, o que é sempre cómico. Falam de tudo e de nada e mesmo que não saibam ou percebam de quê é quê se está a falar ou tratar concordam sempre com tudo. É óptimo de ver, ás vezes até parecem sketchs do Gato Fedorento.

13 comentários:

Tiago Freitas disse...

kero k isto fike pessoal...tem mais piada...ou então com mais pimenta pelo meio...mais descrição...volta tio comunista tas perdoado!!

Rodrigo Lobo d'Ávila disse...

Está optimo!! Mto bom msm!! Mas queremos nomes!! Bora lá lavar essa roupa suja toda!!!

Gonçalo Dorotea Cevada disse...

NÃO HAVERÁ NOMES DE NINGUÉM PELOS ARGUMENTOS QUE APRESENTEI INICIALMETE, SENÃO PERDE A PIADA TODA! E ISTO NÃO É UMA RÉPLICA DE TODO DO TIO COMUNISTA, É MAIS UMA COLUNA IRÓNICA E DIVERTIDA DESTE BLOG.
AMANHÃ HAVERÁ MAIS!

Rodrigo Lobo d'Ávila disse...

KEREMOS NOMES!! KEREMOS SANGUE!!!!!!!!

Tiago Freitas disse...

keremos Joáo machado!!o EÇA DOS TEMPOS MODERNOS!!!

João Ribeirinho Soares disse...

QUEREMOS NOMES!!!
VIVA O TIO COMUNISTA!!!
VOLTA JOÃO MACHADO! ESTAS PERDOADO!

JoseSouzaBrandao disse...

Concordo plenamente com o Gonçalo.
Vocês adoram o escândalo e a peixeirada, até rebentar.
Que tal tentar manter o sentido de humor com bom-gosto e serenidade?

José Miguel Guimarães disse...

penso sinceramente que, a partir do momento em que se diz que as "castas" descritas pretendem representar pessoas conhecidas de nós todos, é um bocado ridículo não se dizer nomes... Peixeirada vai se gerar com ou sem nomes, ja se sabe!!

Ana Castro disse...

Isto optimo... principalmente a parte que se ta a ler e começa-se a ver quem são essas pessoas com tais características... risota!

BSC disse...

Avizinham-se desentendimentos na "Horta" tudo por causa de umas crónicas de costumes à laia queiroziana?

Gonçalo Dorotea Cevada disse...

Admiro o sentido de humor da Beatriz! Havendo estas reacções ao "HIGIENE SOCIAL", parece não fazer sentido continuar (pelo menos por enquanto) com a respectiva coluna.

BSC disse...

Caríssimo Gonçalo tenho pena que se perca a boa prosa em nome de textos mais ao estilo de "Palma Cavalão"...

Mary Jane Burmester disse...

concordo inteiramente com o Zemi...havendo nomes ou nao, a peixeirada vai gerar-se com toda a certeza...que tal parar com este genero de coisas, para tentarmos manter a paz?? acho estupido provocar uma coisa que e obvio, vai ferir susceptibilidades, ja nao temos 15 anos, logo para achar piada a uma coisa, acho que n e necessario humilhar/magoar as tais pessoas que irao enfiar a carapuça, certo? Fora isto, ta bem escrito, parabens.